segunda-feira, 21 de julho de 2008

atividade de recuperação: registro sobre os blogs das colegas

* BLOG DA COLEGA NEUSA MARLENE

Postagem: "Aulas não convencionais": Acredito que este título está bem de acordo com as atividades realizadas pela colega, ou seja, sair das quatro paredes da sala de aula, proporcionando aos alunos um contato direto com diferentes realidades e culturas, tanto na visita ao Rio dos Sinos, quanto a visita a aldeia indígena. No caso da aldeia proporcionou aos alunos fazerem uma relação entre a sua realidade e a deste povo. Isto ficou claro quando a colega relata:" A experiência nos rendeu algumas aulas com discussões, questionamentos, comentários, registros escritos e orais, relacionando épocas, fatos, ambientes e recursos." Pois a partir da visita a aldeia, foi dado andamento a outras aulas, comtemplando os interesses dos alunos a respeito deste tema. Também através dos slaides podemos também compartilhar um pouquinho desta aprendizagem e poder perceber pelos olhares dos alunos, o interesse e comprometimento frente a este trabalho, o qual se comprova também através das posteriores atividades em sala de aula.
Quanto ao passeio no Barco Martim Pescador, achei relevante quando a colega relata que os alunos além de terem contato direto com o Rio, puderam ter acesso aos aspéctos históricos e ambientais que envolvem o mesmo, bem como também a ação humana através do tempo na degradação deste espaço, relacionando com a realidade dos alunos, neste caso, o Arroio Kruze, que passa nos fundos da escola.
Também achei pertinente a atividade que a colega fez na Biblioteca da escola: a pesquisa do tempo de decomposição de materiais (vistos no rio).
A partir destas visitas, acredito que a colega conseguiu relacionar as atividades propostas, conteúdos de Matemática, Ciências e Estudos Sociais, especialmente em relação a noções de espaço e tempo, de maneira interdisciplinar, o que vem de encontro com a proposta de trabalho do semestre.

Postagem: "Plano Individual de Estudos": Quanto ao Plano Individual de Estudos, achei o tema proposto "Meio Ambiente - Poluição" bastante relevante, frente a realidade de nossos alunos em relação a poluição do Arroio Kruze.
Achei pertinente a colocação da colega: "Os conteúdos ambientais devem permear todas as disciplinas do currículo e estarem contextualizadas com a realidade do meio em que vive o aluno". Realmente é muito importante fazer esta relação: conteúdos ambientais x realidade do aluno x interdisciplinas.
Lendo o Plano de Estudos da Neusa percebi que está bem estruturado, de fácil entendimento, contendo todos os requisitos necessários, de forma clara e objetiva.
Outro ítem a ser ressaltado é que realmente o Plano de Estudos contempla a realidade do aluno , podendo sim ser executado por ser um tema já bastante conhecido pelos alunos e de grande relevância frente a realidade ambiental em questão: " O Arroio Kruze".

Postagem: "Linha de Tempo dos Alunos": Com esta atividade, a colega Neusa proporcionou a seus alunos um momento de trocas de informações, daqueles conhecimentos que possuiam, havendo uma cumpricidade entre os alunos e entre o professor e os alunos, onde cada um pode se ver como um ser histórico, socializando histórias e conhecimentos. A partir destes momentos de trocas, abriu-se um leque de discussões, envolvendo os interesses dos alunos, tornando o aprendizado mais prazeroso tanto para o aluno como para o professor.
Também atavés desta atividade foi possível desenvolver atividades interdisciplinares, envolvendo conteúdos de Estudos Sociais, Português, Matemática e Ciências, desenvolvendo várias áreas do conhecimento.

* BLOG DA COLEGA SHEILA CRISTINA MALLMANN DE OLIVEIRA

Postagem: " Linha do Tempo: Achei bastante interessante a atividade relatada pela colega, pois envolveu também a família do aluno. Os alunos, através da mesma, poderam socializar suas experiências de vida, com grande envolvimento por parte dos mesmos, o que se percebe através das fotos expostas.
Os questionamentos feitos aos alunos demosntraram o que cada um percebe em relação a noção de tempo e espaço.

Postagem: "Projeto Alimentos": Através desta atividade a colega conseguiu contemplar os conteúdos de Ciências e Matemática a uma necessidade observada no seu cotidiano escolar em relação aos hábitos alimentares de seus alunos e seus familiares.
Partindo da realidade do aluno e de sua família, através dos dados colhidos, foram sendo desenvolvidas atividades variadas envolvendo exposição, questionamentos e esclarecimentos sobre o tema proposto: Os alimentos.
Percebe-se que realmente a colega conseguiu alcançar os objetivos propostos no projeto, através da participação e envolvimento dos alunos e familiares sob a mediação da professora.

Postagem: Construção da noção de espaço: A atividade desenvolvida com os alunos foi descrita de forma clara e objetiva, de acordo com os objetivos propostos quanto ao desenvolvimento da noção de espaço. Através da foto, podemos observar o desenvolvimento da atividade pelos alunos. Percebi também, que a colega relacionou a sua prática às leituras feitas, o que demonstra o entendimento da proposta, segundo os autores citados, em torno das relações espaciais e a importância de seu desenvolvimento dentro do espaço escolar.

Espero que tenha conseguido expor de forma satisfatória as observações em relação ao blog destas duas colegas.

Um comentário:

Leonardo Porto disse...

Prezada Maria Angélica,

você foi suficientemente criteriosa na análise do blog da colega Neusa: analisou quatro postagens e fez um comentário sobre as mesmas.
E analisou três postagens da colega Sheila, sendo que, com relação à última, percebeu que ela a) descreve de maneira clara a atividade, b)apresenta fotos como evidência de realização da atividade, c) relaciona a atividade à leituras feitas.
São o três momentos essenciais na realização do blog do portfólio de aprendizagem.
Falo uma sugestão: você realziar uma postagem de uma aprendizagem/atividade sua tendo como inspiração o modo como as colegas fizeram as suas postagens (isto não é uma atividade obrigatória, é tão somente uma sugestão).
Leonardo.