GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO.
Após as leituras sugeridas e ao vídeo \"Um salto para o futuro\", concluo que os elementos fundamentais na gestão democrática escolar se dão através da participação coletiva, com representatividade de vários segmentos (pais, professores, funcionários, ...) em busca do bem comum em questão, a escola, a partir de movimentos como: eleição de diretores, construção do ppp e regimento escolar, CPM e outros. Mas, infelizmente, o difícil é realmente criar no ambiente escolar oportunidades, pois a democracia é algo, que como diz no vídeo, \"deve ser aprendida\", não havendo sentido democracia \"sem participação\", onde todos devem ter direito de opinião e decisão. Mas isto, é um caminho longo a se percorrer em busca da construção efetiva de uma \"cultura democrática\", onde deve haver em primeiro lugar respeito as diferenças de opiniões e um comprometimento maior da sociedade em relação a educação. E ao meu ver, este comprometimento só será possível no momento em que compreendermos a escola como um bem comum, ou seja, de todos e para todos.
A gestão democrática escolar é um processo contínuo que envolve muitos fatores, e que, principalmente depende não só da escola como instituição, mas de todo um contexto como: governos (municipal, estadual e federal), a comunidade escolar e que estes, devem dividir o poder de decisão, em especial na resposta a questaõ: \"que escola queremos ? E para respondermos esta questão é preciso ter claro as reais necessidades de cada instituição escolar, de acordo com suas peculiaridades, e isto, somente ocorrerá se houver participação e interação de todos na construção de uma \"nova escola\", verdadeiramente democrática.
Pensando nos conceitos estudados sobre democracia e lendo a opinião da colega Neusa Marlene onde diz que \"os Grêmios Estudantis são organizações importantes para que os alunos participem opinando sobre o que é melhor para eles\", acredito que os projetos de aprendizagem também sejam uma oportunidade de os alunos exercitarem a democracia através da participação, do diálogo entre os mesmos, principalmente por envolver o interesse de todos e não só do professor. Um exemplo deste exercício é o projeto de interesse desenvolvido pela colega Neusa, com seus alunos de 4ª série da nossa escola, envolvendo a participação de todos na escolha de temas de interesse comum, com respeito as opiniões de todos envolvidos, o qual tive a oportunidade de apreciar.Concordo também que onde há a oportunidade de participação, há possibilidade de um maior envolvimento e comprometimento, visto compreender o interesse comum.
Após as leituras sugeridas e ao vídeo \"Um salto para o futuro\", concluo que os elementos fundamentais na gestão democrática escolar se dão através da participação coletiva, com representatividade de vários segmentos (pais, professores, funcionários, ...) em busca do bem comum em questão, a escola, a partir de movimentos como: eleição de diretores, construção do ppp e regimento escolar, CPM e outros. Mas, infelizmente, o difícil é realmente criar no ambiente escolar oportunidades, pois a democracia é algo, que como diz no vídeo, \"deve ser aprendida\", não havendo sentido democracia \"sem participação\", onde todos devem ter direito de opinião e decisão. Mas isto, é um caminho longo a se percorrer em busca da construção efetiva de uma \"cultura democrática\", onde deve haver em primeiro lugar respeito as diferenças de opiniões e um comprometimento maior da sociedade em relação a educação. E ao meu ver, este comprometimento só será possível no momento em que compreendermos a escola como um bem comum, ou seja, de todos e para todos.
A gestão democrática escolar é um processo contínuo que envolve muitos fatores, e que, principalmente depende não só da escola como instituição, mas de todo um contexto como: governos (municipal, estadual e federal), a comunidade escolar e que estes, devem dividir o poder de decisão, em especial na resposta a questaõ: \"que escola queremos ? E para respondermos esta questão é preciso ter claro as reais necessidades de cada instituição escolar, de acordo com suas peculiaridades, e isto, somente ocorrerá se houver participação e interação de todos na construção de uma \"nova escola\", verdadeiramente democrática.
Pensando nos conceitos estudados sobre democracia e lendo a opinião da colega Neusa Marlene onde diz que \"os Grêmios Estudantis são organizações importantes para que os alunos participem opinando sobre o que é melhor para eles\", acredito que os projetos de aprendizagem também sejam uma oportunidade de os alunos exercitarem a democracia através da participação, do diálogo entre os mesmos, principalmente por envolver o interesse de todos e não só do professor. Um exemplo deste exercício é o projeto de interesse desenvolvido pela colega Neusa, com seus alunos de 4ª série da nossa escola, envolvendo a participação de todos na escolha de temas de interesse comum, com respeito as opiniões de todos envolvidos, o qual tive a oportunidade de apreciar.Concordo também que onde há a oportunidade de participação, há possibilidade de um maior envolvimento e comprometimento, visto compreender o interesse comum.
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