


O gato
Com um lindo saltoLesto e seguroO gato passaDo chão ao muroLogo mudandoDe opinião Passa de novo do muro ao chãoE pega correBem de mansinhoAtrás de um pobreDe um passarinhoSúbito, páraComo assombradoDepois disparaPula de ladoE quando tudoSe lhe fatigaToma o seu banhoPassando a línguaPela barriga.
Vinícius de Moraes.
Esta poesia trabalha rimas com o aspecto sonoro das palavras (rimas,ritmo cadenciado, onomatopéias, repetição de palavras ...). Sugestão de atividade a ser desenvolvida a partir desta poesia:
cantá-la e gesticulá-la de acordo com a letra e ritmos apresentados. Esta atividade pode ser desenvolvida com toda a turma.
Após o término desta atividade pode-se trabalhar com as rimas apresentadas no poema.
A BONECA
Olavo Bilac
Deixando a bola e a peteca,Com que inda há pouco brincavam,Por causa de uma boneca,Duas meninas brigavam.Dizia a primeira: "É minha!"— "É minha!" a outra gritava;E nenhuma se continha,Nem a boneca largava.Quem mais sofria (coitada!)Era a boneca. Já tinhaToda a roupa estraçalhada,E amarrotada a carinha.Tanto puxaram por ela,Que a pobre rasgou-se ao meio,Perdendo a estopa amarelaQue lhe formava o recheio.E, ao fim de tanta fadiga,Voltando à bola e à peteca,Ambas, por causa da briga,Ficaram sem a boneca . . .
Esta poesia trabalha rimas com o aspecto sonoro das palavras (rimas,ritmo cadenciado, onomatopéias, repetição de palavras ...). Trabalha também uma realidade vivenciada por nós educadores em sala de aula, no nosso dia a dia: “ a violência “entre as crianças e adolescentes.
Sugestão de atividade a ser desenvolvida a partir desta poesia: conversação e diálogo sobre o tema da poesia: a briga das meninas pela boneca. Como as duas poderiam solucionar o problema para que não houvesse a briga ? Diálogo de como podemos evitar a violência na escola.
A Pombinha da Mata
Três meninos na mata ouviramuma pombinha gemer. "Eu acho que ela está com fome", disse o primeiro,"e não tem nada para comer." Três meninos na mata ouviram uma pombinha carpir. "Eu acho que ela ficou presa",disse o segundo,"e não sabe como fugir." Três meninos na mata ouviramuma pombinha gemer. "Eu acho que ela está com saudade",disse o terceiro,"e com certeza vai morrer."
Cecília Meireles
Esta poesia trabalha com ritmo,rimas e a realidade vivida por nosso planeta hoje, “o desrespeito a natureza”, mostrando três meninos que se preocupam e estão relatando uma vivência.
Sugestão de atividade a ser desenvolvida a partir desta poesia: Conscientização ecológica: a preservação do meio ambiente, o que podemos fazer para preservá-lo.
Através do trabalho com poesias, podemos explorar diversos temas, como vimos nas sugestões acima. Sempre gostei muito de trabalhar com poesias com meus alunos. Este ano usando a poesia do Pingüim, fizemos um projeto sobre este animal e apresentamos na mostra pedagógica da escola. Realmente foi um trabalho maravilhoso, pois envolveu todos os alunos e também seus familiares, que tiveram a oportunidade de assistir um documentário a respeito dos pingüins e levar para casa um texto coletivo sobre os pingüins feito pelos próprios alunos.
Com um lindo saltoLesto e seguroO gato passaDo chão ao muroLogo mudandoDe opinião Passa de novo do muro ao chãoE pega correBem de mansinhoAtrás de um pobreDe um passarinhoSúbito, páraComo assombradoDepois disparaPula de ladoE quando tudoSe lhe fatigaToma o seu banhoPassando a línguaPela barriga.
Vinícius de Moraes.
Esta poesia trabalha rimas com o aspecto sonoro das palavras (rimas,ritmo cadenciado, onomatopéias, repetição de palavras ...). Sugestão de atividade a ser desenvolvida a partir desta poesia:
cantá-la e gesticulá-la de acordo com a letra e ritmos apresentados. Esta atividade pode ser desenvolvida com toda a turma.
Após o término desta atividade pode-se trabalhar com as rimas apresentadas no poema.
A BONECA
Olavo Bilac
Deixando a bola e a peteca,Com que inda há pouco brincavam,Por causa de uma boneca,Duas meninas brigavam.Dizia a primeira: "É minha!"— "É minha!" a outra gritava;E nenhuma se continha,Nem a boneca largava.Quem mais sofria (coitada!)Era a boneca. Já tinhaToda a roupa estraçalhada,E amarrotada a carinha.Tanto puxaram por ela,Que a pobre rasgou-se ao meio,Perdendo a estopa amarelaQue lhe formava o recheio.E, ao fim de tanta fadiga,Voltando à bola e à peteca,Ambas, por causa da briga,Ficaram sem a boneca . . .
Esta poesia trabalha rimas com o aspecto sonoro das palavras (rimas,ritmo cadenciado, onomatopéias, repetição de palavras ...). Trabalha também uma realidade vivenciada por nós educadores em sala de aula, no nosso dia a dia: “ a violência “entre as crianças e adolescentes.
Sugestão de atividade a ser desenvolvida a partir desta poesia: conversação e diálogo sobre o tema da poesia: a briga das meninas pela boneca. Como as duas poderiam solucionar o problema para que não houvesse a briga ? Diálogo de como podemos evitar a violência na escola.
A Pombinha da Mata
Três meninos na mata ouviramuma pombinha gemer. "Eu acho que ela está com fome", disse o primeiro,"e não tem nada para comer." Três meninos na mata ouviram uma pombinha carpir. "Eu acho que ela ficou presa",disse o segundo,"e não sabe como fugir." Três meninos na mata ouviramuma pombinha gemer. "Eu acho que ela está com saudade",disse o terceiro,"e com certeza vai morrer."
Cecília Meireles
Esta poesia trabalha com ritmo,rimas e a realidade vivida por nosso planeta hoje, “o desrespeito a natureza”, mostrando três meninos que se preocupam e estão relatando uma vivência.
Sugestão de atividade a ser desenvolvida a partir desta poesia: Conscientização ecológica: a preservação do meio ambiente, o que podemos fazer para preservá-lo.
Através do trabalho com poesias, podemos explorar diversos temas, como vimos nas sugestões acima. Sempre gostei muito de trabalhar com poesias com meus alunos. Este ano usando a poesia do Pingüim, fizemos um projeto sobre este animal e apresentamos na mostra pedagógica da escola. Realmente foi um trabalho maravilhoso, pois envolveu todos os alunos e também seus familiares, que tiveram a oportunidade de assistir um documentário a respeito dos pingüins e levar para casa um texto coletivo sobre os pingüins feito pelos próprios alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário