M E U I N V E N T Á R I O C R A T I V O
PLANEJAMENTO:
A partir da aula presencial, planejei algumas atividades com meus alunos de 2ª série, com idades entre 8 e 13 anos.
PLANEJAMENTO:
A partir da aula presencial, planejei algumas atividades com meus alunos de 2ª série, com idades entre 8 e 13 anos.
Objetivos destas atividades: expressão corporal e conhecimento do próprio corpo, ritmo,obedecer ordens e limites, expressar-se através de mímica, desenvolver a criatividade, a imaginação, socialização.
1. Brincadeira da estátua, onde ao som da música deveriam movimentar-se
livremente ao ritmo da mesma e ao parar a música, deveriam ficar numa
posição como estátuas. (em sala de aula)
Brincadeira da corrida com balões: Em duas fileiras uma de meninos e outra de meninas, cada um com seu balão, devendo o primeiro da fila ao sinal , correr até o circulo a frente, estourar seu balão, utilizando uma parte do seu corpo (pé, bumbum, mão, ...). (no saguão da escola)
Expressando emoções através de mímicas: em duplas, cada dupla retira um papelzinho onde está escrito um tipo sentimento (amizade, amor, união, saudade, medo, ciúmes, susto, dúvida...). Após, sem contar aos colegas, que sentimento tirou, cada dupla deve através de mímica representar este sentimento e os demais colegas terão de adivinhar qual será. Sendo que no início a professora escreve o nome dos sentimentos no quadro e explica como será a brincadeira. (em sala de aula).
Varinha mágica: A partir de uma história em quadrinhos, trabalhada em aula, onde a bruxa transforma um ganso em tesoura, a professora faz uma varinha mágica e em círculos passa-a de mão em mão, cantando a seguinte canção: a varinha está na roda, ela passa de mão em mão, ela vai ela vem, ela ainda não chegou, ela vai ela vem, ela acaba de chegar. Então o aluno que ficou com a varinha mágica faz um feitiço e transforma os demais colegas em um animal e estes devem imitar. Ex. latir como cachorro, miar como gato, etc. Após, a música continua, até todos pegarem a varinha mágica. (em sala de aula)
DESENVOLVIMENTO:
Todas as brincadeiras foram bem aceitas pelas crianças. Mas a que mais me chamou a atenção foi a da mímica, onde puderam expressar sentimentos e sem timidez, bastante espontâneos, demonstraram gostar de representar. Os colegas, que foram a platéia, aplaudiram a encenação, e mostraram que aprovaram a idéia. Até mesmo uma menina que normalmente é excluída pelos colegas, não o foi desta vez. O que me faz perceber que o teatro pode ser uma boa tática de socialização, onde há ainda muito preconceito, por parte de alguns.
SÍNTESE X PRÁTICA:
Após ler os textos sugeridos, retirei algumas citações e relacionei-as com a minha prática:
”A espontaneidade é um momento de liberdade pessoal
quando estamos frente a frente com a realidade e a vemos, a exploramos e
agimos em conformidade com ela. Nessa realidade, as nossas partes
funcionam como um todo orgânico. E o momento de descoberta, de
experiência, de expressão criativa.”
Quando a aluno deixa a timidez e experimenta, ele vive um momento seu de espontaneidade, de liberdade.
ACREDITO QUE MEUS ALUNOS VIVERAM ESTE MOMENTO.
“No entanto, quando atua com o grupo, experienciando coisas junto, o
aluno-ator se integre e se descobre dentro da atividade. Tanto as diferenças
como as similaridades dentro do grupo são aceitas.”
Os colegas, que foram ora platéia,ora atores, aplaudiram a encenação, e mostraram que aprovaram a idéia. Até mesmo uma menina que normalmente é excluída pelos colegas, não o foi desta vez. O que me faz perceber que o teatro pode ser uma boa tática de socialização, onde há ainda muito preconceito, por parte de alguns.
O jogo dramático já descrito anteriormente se mantém como uma
abordagem contemporânea do teatro na escola. Mais voltado para a subjetividade,
pressupõe as relações de cada indivíduo com seu imaginário e com sua
expressividade. Está ligado ao faz-de-conta infantil. É uma prática lúdica individual
ou em grupo que propõe a improvisação de um tema ou situação previamente
escolhida. Não implica a participação de uma platéia. Não tem como objetivo a
apresentação ou a representação de algo, mas sim a apropriação dos
mecanismos fundamentais do teatro.
. Os colegas, que foram ora platéia,ora atores, aplaudiram a encenação, e mostraram que aprovaram a idéia.
Improvisação de um tema (sentimentos) previamente escolhido (como na atividade de mímica)
“Em uma aula regular de Teatro, há exercícios de improvisação, jogos
teatrais, jogos dramáticos ou trabalhos que envolvem o uso do corpo, como
consciência corporal ou movimento expressivo. Em todas estas situações, está
explícito o propósito de instituir, temporariamente, um espaço em que não seja
a vida real, onde seja possível, ao estudante, produzir uma outra realidade e
assumir outras personalidades.”
Como exemplos, temos a atividade da varinha mágica, onde envolve o uso do corpo como consciência corporal ou movimento expressivo, onde é possível ao aluno produzir outra realidade e assumir outras personalidades, como a bruxa com a varinha mágica e os diversos animais da encenação.
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