domingo, 30 de dezembro de 2007

DE QUEM É A MÚSICA

Atividade: 1- De Quem é a Música


Muito antes de as crianças compreenderem o verdadeiro significado das palavras, elas "aprendem" o espírito e a feição que caracterizam as canções de berço, os jogos cantados e a música folclórica.

Através deste texto podemos perceber que a música está presente em todos os momentos de nossa vida, até mesmo, antes de nosso nascimento. Lembro-me de que quando estava grávida do meu filho, sempre colocava uma música de ninar próxima a barriga, bem baixinho, para que ele percebe-se a vibração daquele som. Quando nasceu, também coloquei a mesma música e percebia-se que ele reagia, mostrando-se tranqüilo ao ouvir aquele som. Também após alguns anos, comecei a introduzir chocalhos e brinquedos que fizessem algum som, como tambor ,violão, flauta, apito.. E percebo, que ele desenvolveu o gosto pela música: gosta de cantar e de inventar letras e melodias. Percebo também que adora brincar com as palavras, fazendo rimas. Ganhou de presente da minha irmã um radinho de ouvido, e, quando pode está com ele, escutando música e já sabe fazer suas escolhas ,(hoje está com 6 anos).
Acredito que minha infância foi rodeada pela música, pois lembro que na escola de ouvir cantigas acompanhadas pelo violão e também brincávamos de roda e também de meus irmãos mais velhos saírem a noite com os amigos para fazer serenatas. Foram momentos muito bons e que jamais foram esquecidos. Na minha infância convivi com os sons da natureza: o galo cacarejando ao amanhecer, a galinha ao botar o ovo, o canto dos canarinhos que meu irmão tinha e de pássaros em geral, o latido dos nossos cachorrinhos, o miado de nossos gatinhos. Há, lembro-me também de ouvir várias e várias vezes o Hino do Internacional, já que os meus irmãos eram fanáticos por jogos. O som dos foguetes ao final de cada vitória.
Na minha prática diária, percebo que meus alunos adoram cantar. Eles inventam letras para as melodias já conhecidas e adoram cantá-las nas aulas. Todos sabem cantar, então dou uns minutos, normalmente no início da aula, para que soltem a voz. É um momento de muita descontração. É muito bom. Também gostam muito das cantigas de rodas e também das brincadeiras que envolvem música, como a dança das cadeiras, o pula corda com música...
Na aula presencial, através das práticas que tivemos, pude relembrar algumas músicas da minha infância e adolescência e perceber que na maioria do meu grupo também vivenciou as mesmas canções e melodias. Foi como se tivesse entrado no túnel do tempo. Realmente foi um momento muito agradável.

Nenhum comentário: