
Muito antes de as crianças compreenderem o verdadeiro significado das palavras, elas "aprendem" o espírito e a feição que caracterizam as canções de berço, os jogos cantados e a música folclórica.
Através deste texto podemos perceber que a música está presente em todos os momentos de nossa vida, até mesmo, antes de nosso nascimento. Lembro-me de que quando estava grávida do meu filho, sempre colocava uma música de ninar próxima a barriga, bem baixinho, para que ele percebe-se a vibração daquele som. Quando nasceu, também coloquei a mesma música e percebia-se que ele reagia, mostrando-se tranqüilo ao ouvir aquele som. Também após alguns anos, comecei a introduzir chocalhos e brinquedos que fizessem algum som, como tambor ,violão, flauta, apito.. E percebo, que ele desenvolveu o gosto pela música: gosta de cantar e de inventar letras e melodias. Percebo também que adora brincar com as palavras, fazendo rimas. Ganhou de presente da minha irmã um radinho de ouvido, e, quando pode está com ele, escutando música e já sabe fazer suas escolhas ,(hoje está com 6 anos).
Acredito que minha infância foi rodeada pela música, pois lembro que na escola de ouvir cantigas acompanhadas pelo violão e também brincávamos de roda e também de meus irmãos mais velhos saírem a noite com os amigos para fazer serenatas. Foram momentos muito bons e que jamais foram esquecidos. Na minha infância convivi com os sons da natureza: o galo cacarejando ao amanhecer, a galinha ao botar o ovo, o canto dos canarinhos que meu irmão tinha e de pássaros em geral, o latido dos nossos cachorrinhos, o miado de nossos gatinhos. Há, lembro-me também de ouvir várias e várias vezes o Hino do Internacional, já que os meus irmãos eram fanáticos por jogos. O som dos foguetes ao final de cada vitória.
Na minha prática diária, percebo que meus alunos adoram cantar. Eles inventam letras para as melodias já conhecidas e adoram cantá-las nas aulas. Todos sabem cantar, então dou uns minutos, normalmente no início da aula, para que soltem a voz. É um momento de muita descontração. É muito bom. Também gostam muito das cantigas de rodas e também das brincadeiras que envolvem música, como a dança das cadeiras, o pula corda com música...
Na aula presencial, através das práticas que tivemos, pude relembrar algumas músicas da minha infância e adolescência e perceber que na maioria do meu grupo também vivenciou as mesmas canções e melodias. Foi como se tivesse entrado no túnel do tempo. Realmente foi um momento muito agradável.
Acredito que minha infância foi rodeada pela música, pois lembro que na escola de ouvir cantigas acompanhadas pelo violão e também brincávamos de roda e também de meus irmãos mais velhos saírem a noite com os amigos para fazer serenatas. Foram momentos muito bons e que jamais foram esquecidos. Na minha infância convivi com os sons da natureza: o galo cacarejando ao amanhecer, a galinha ao botar o ovo, o canto dos canarinhos que meu irmão tinha e de pássaros em geral, o latido dos nossos cachorrinhos, o miado de nossos gatinhos. Há, lembro-me também de ouvir várias e várias vezes o Hino do Internacional, já que os meus irmãos eram fanáticos por jogos. O som dos foguetes ao final de cada vitória.
Na minha prática diária, percebo que meus alunos adoram cantar. Eles inventam letras para as melodias já conhecidas e adoram cantá-las nas aulas. Todos sabem cantar, então dou uns minutos, normalmente no início da aula, para que soltem a voz. É um momento de muita descontração. É muito bom. Também gostam muito das cantigas de rodas e também das brincadeiras que envolvem música, como a dança das cadeiras, o pula corda com música...
Na aula presencial, através das práticas que tivemos, pude relembrar algumas músicas da minha infância e adolescência e perceber que na maioria do meu grupo também vivenciou as mesmas canções e melodias. Foi como se tivesse entrado no túnel do tempo. Realmente foi um momento muito agradável.
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