domingo, 30 de dezembro de 2007

OFICINA DE ARTE


DESCOBERTA DA ARTE NA EDUCAÇÃO
Através da leitura sobre as propostas de ensino da arte percebi que a “proposta triangular” envolve o fazer artístico, a análise de obras e objetos de arte e a história da arte, o que possibilita aos alunos o vivenciar e compreender as linguagens da arte a partir da percepção, da imaginação e da reflexão.
Como exemplo disto, temos a atividade da releitura da obra de Velásquez, a qual nos permitiu usar a percepção, a reflexão e a imaginação, e isto, sem dúvida nos proporcionou um enriquecimento muito grande em termos de compreender a linguagem deste autor e poder nos sentir artistas também. Foram releituras belíssimas.
No início desta atividade confesso ter me sentido um tanto insegura mas depois fui me soltando e deixando fluir os sentimentos (a percepção) em relação a obra.
Através da releitura da obra de Velásquez, consegui fazer um paralelo entre o ser criança daquela época, com a época de hoje, conforme coloquei na minha atividade:
Justificativa: Acredito que estaria retratando na tela o mundo infantil de hoje, onde a criança possa explorar seu imaginário, possa compartilhar e conviver entre meninos e meninas, sem preconceito de cor, raça ou religião. Onde possa explorar a natureza e liberar sua visão de mundo através de seus desenhos e de suas brincadeiras.
Relação com a obra de Velásquez: ambas retratam o mundo infantil, porém de perspectivas diferentes. De um lado, a criança vivendo e vivenciando o mundo adulto, de outro, a criança tendo infância, sendo criança de verdade.
Acredito que através desta atividade, podemos introduzir aos poucos em nossos alunos o estudo sobre alguns artistas, e mostrar a eles que todos nós podemos experimentar a arte, de diversas formas e colocar nela o nosso olhar, a nossa visão, conforme nossas experiências e vivências. Releitura de uma obra para mim, foi como se eu, realmente tomasse o lugar do artista e colocasse a minha vivência ali, assim como ele o fez naquela obra, pois o artista retrata além do mundo ao seu redor, o seu próprio mundo interior, pois ali contém sentimentos, um olhar que é só seu. Por exemplo, na minha releitura, coloquei o que foi para mim minha infância: contato com a natureza, o uso da criatividade através da relação com meus amigos (do brincar), a representação através do desenho.
Com esta interdisciplina percebi que o importante da arte na educação é proporcionar aos nossos alunos atividades onde possam explorar, refletir, criar... fazer uma relação entre arte e suas vivências. Poder mostrar um pouco de si, e despertar o gosto pela arte, não como cópia estereotipada, mas como descoberta criadora de uma outra forma de expressão.

Nenhum comentário: