Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade, sem cobrança ou medo, mas sim com prazer.
CUNHA (2001, p. 14) constata que atualmente as crianças não têm um pátio para brincar. Superfamiliarizadas com videogames, televisão e computador, não conhecem o prazer de criar brinquedos com caixinhas e latas, botões e madeirinhas. Nem mesmo jogos de montar.
Esses brinquedos oportunizam e favorecem a brincadeira livre e a fantasia. A criança coloca no objeto com que está brincando o significado que ela deseja no momento. Enfim, na pressa do dia-a-dia, os pais e professores tentam simplificar suas rotinas e tarefas, oferecendo brinquedos já prontos e que não requeiram montagem, pois não fazem sujeira, nada que precise limpar, arrumar.
Sendo assim, a criança desenvolve-se num meio distante do lúdico, são tratadas como adultos em miniaturas onde o que é mais importante é estudar, aprender, adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades, estimular as inteligências, visando aos objetivos alheios aos seus interesses.
A brincadeira não é um mero passatempo, ela ajuda no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.
É possível superar os problemas existentes e oferecer melhores condições de desenvolvimento às crianças, ampliando e valorizando o espaço e as oportunidades de brincadeira.
É preciso que os professores se coloquem como participantes, acompanhando todo o processo da atividade, mediando os conhecimentos através da brincadeira e do jogo, afim de que estes possam ser reelaborados de forma rica e prazerosa.
Se os estímulos estiverem adequados ao estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra, as experiências vividas constituirse-ão em aprendizagens ricas e duradouras.
2 comentários:
Olá Maria Angélica, espero que tudo esteja bem contigo!Seu portfólio está recheado de reflexões significativas. Isso são importantes para seu processo de aprendizagem. Esta organizado, apresenta os marcadores solicitados e mostra clareza nas suas idéias.. Destacou na sua postagem sua experiência com a disciplina de Artes, onde você comenta que esta proporciona momentos onde os alunos possam “explorar, refletir, criar... fazer uma relação entre arte e suas vivências. Podem mostrar um pouco de si, e despertar o gosto pela arte, não como cópia estereotipada, mas como descoberta criadora de uma outra forma de expressão”. Percebi também que falaste o quão importante é, para as crianças, propiciar momentos lúdicos em que elas possam externalizar suas idéias, pensamentos, descobertas, bem como, tua percepção frente aos diferentes olhares e expressões das mesmas. Isso mostra seu envolvimento com o curso e demonstra como as suas experiências como aluna se reflete em sua prática docente, modificando teu modo de pensar, de agir e de ser professora, tornando-se boas evidências de aprendizagem. Porém, estás sendo breve nos teus relatos. Procure contar mais sobre o que tens levado da tua trajetória como aluna para o dia-a-dia na escola onde atuas como professora, transpondo as aprendizagens que te foram mais significativas com mais riqueza de detalhes, descrevendo como aconteceu o processo, partindo de que atividade, como foi e quais os resultados. Quem sabe até trazer as evidências destes trabalhos por meio de fotos,trabalhos feitos pelos alunos e vídeos(podes filmar!!), assim qualquer pessoa que ler, poderá entender e não somente aquelas que participaram contigo desse momento. Fazendo assim, um trabalho diferenciado e ao mesmo tempo com um resultado positivo, com possibilidade de crescimento de todos.
Como sugestão, continue registrando com freqüência, pois suas contribuições como educadora podem enriquecer ainda mais seu trabalho, abrindo novos caminhos que nortearão futuras construções, procurando, pelo ao menos uma vez por semana, relatar uma atividade realmente significativa para ti. E sempre alternar entre as interdisciplinas para que, no final, tenha um pouco a nos dizer sobre tuas aprendizagens em artes, em música, em literatura...
Continue trazendo as evidências e dividindo tuas experiências conosco!
Um beijão pra ti e boa caminhada.
Gi-Tutora Pólo SL
Maria Angelica
O que houve que não há registros ainda no teu Portofolio querida?
Maximira
Postar um comentário