domingo, 30 de dezembro de 2007

REFLEXÃO SOBRE EVIDÊNCIA E ARGUMENTAÇÃO


Grupo 5
Marcia AparecidaSantos ,Maria Angélica,Maria Aparecida, Maria Eliane, Maria Helena, Maria Luiza, Margarete Canabarro, Maristela Samberg, Marlene Roloff ,Marta da Silva, Nadia Becker e Neli Costa.

Construção coletiva dos conceitos "Evidência" e "Argumentação"através da audiência e debate do filme
Doze Homens e Uma Sentença



 
Após a discussão no fórum conseguimos elaborar nossa síntese sobre o que é evidência e argumentação, pois o filme apresenta suas evidências (fato de ser pobre, ter sido maltratado na infância, ficado órfão de mãe, ido para um orfanato, ser revoltado, brigas e discussões com o pai, a ameaça contra o pai, a arma do crime, sua habilidade com faca, esquecimento do título do filme, as testemunhas apresentadas) contra o réu, rapaz de 18 anos que é acusado de matar seu próprio pai e também apresenta as argumentações (outra faca comprada pelo jurado, encenação do homem manco para contagem de tempo, etc), questionamentos feitos pelo jurado número oito que não se deixou levar pelas evidências e levantou a possibilidade das testemunhas estarem enganadas,  bem como as provas apresentadas poderem ser desacreditadas, questionava e também tentava provar que as evidências apresentadas poderiam estar erradas ou serem dúbias.  
Evidência é algo concreto baseado em fatos, são provas que podem ser apresentadas através de objetos, ações, pessoas, documentos, fotos, com indícios reais que podem possuir duplo sentido.  
Argumentação é defender, pensar, questionar, apresentar possibilidades de novas evidências que constituem dúvida, é reflexão, olhar diferenciado e analítico sobre esta evidência onde se questiona e se averigua de maneira oral a interpretação dos fatos. 
Exemplo de evidência e argumentação na aprendizagem: 
 
* Todo final do ano temos a tarefa de aprovar ou reprovar alunos, para isso precisamos ter registros (acompanhamento por escrito do desenvolvimento da aprendizagem) de como iniciou, seu desenvolvimento, sua produção final; ter provas/evidências (trabalhos, cadernos, anotações) e também argumentos (embasamento teórico, metodologia usada) -“Saber que ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Pedagogia da Autonomia, pág 47, Paulo Freire) - para sustentar nossa decisão, pois nem sempre supervisores (direção) ou os próprios pais concordam com a nossa avaliação.

3 comentários:

Giselda Correa disse...

Olá Maria Angélica, td bem contigo? Sabe que qdo pegamos este filme achei que não gostaria, pois era antigo e produzido em preto e branco. Mas ao término do mesmo, mudei de opinião.Porque mesmo sendo antigo,nos faz pensar o valor da atenção e o quão importante é darmos um pouco disso aos fatos que se encontram do nosso redor.Precisamos nos acostumar a ouvir e a ler as entrelinhas para que não criemos pré-conceitos, nem estigmas antes mesmo de reconhecer a realidade que cerca cada um. O que é certo para um pode não ser para o outro. “É preciso ouvir os apelos silenciosos que ecoam na alma da pessoa.” Porém, às vezes na nossa caminhada como educadores, acabamos por esquecer, ou talvez por tornar difícil pautarmos as “evidências” e as “argumentações” e acabamos por repetir estes mesmos erros; entramos com o veredicto pronto e os alunos não passam de meros réus, esperando suas condenações sem ao menos ter o direito de se defenderem.
Beijocas, Gi

Maxi disse...

Ola Maria Angelica!

Estou visitando o teu blog, pois neste semestre serei eu quem acompanhará teu portfolio de aprendizagens mais de perto querida (pelo menos 2 vezes por mes passarei aqui para trocar ideias contigo!).

Gostaria de te lembrar que há 2 atividades em andamento e que precisam ser publicadas no teu PORTFOLIO DE APRENDIZAGENS.

São elas:
1) uma reflexão sobre a apresentação feita no final do semestre passado do teu portfolio (prazo: o quanto antes)

2) o teu plano de estudos individual (esta, com prazo até 20/04). Apenas os professores Leonardo e Cintia comentarão esta atividade 2 ok.

Um abra@o da colega,
Maximira Carlota, Tutora do Seminario Integrador D - PEAD-FACED UFRGS

Maxi disse...

OLÁ Maria Angelica,

Passei por aqui para ler teu Portfolio, mas não encontrei nenhuma publicação ainda amada! Espero que esteja tudo ok contigo! Recebeste meu email? Qualquer dificuldade com as atividades ou as postagens, entra em contato conosco ok.

Te aguardo!

A próxima visita ao teu Portfolio ocorrerá daqui há 2 semanas! Espero que até lá teu blog esteja repleto de novidades.. :)

Um abraço com carinho da colega,
Maximira Carlota
Tutora SI4 - PEAD-FACED UFRGS